Ricardo Eletro

A Ricardo Eletro iniciou suas atividades em 1989, no interior de Minas Gerais, seu atual presidente e fundador, Ricardo Nunes, já sinalizava o caminho a ser percorrido pela rede: estratégia comercial com foco em preço para o consumidor e ganho de vendas em escala. Já naquela época, ele registrou em cartório – de forma pioneira – um compromisso assumido com os clientes: cobrir qualquer oferta anunciada da concorrência. A fórmula, ancorada na estrutura de negócios da empresa desde o início da operação, deu certo. A rede começou ganhando a clientela de concorrentes vizinhos; e hoje a disputa é de igual para igual com os maiores players do mercado.

WMS, TMS - Ricardo Eletro

 A Ricardo Eletro iniciou suas atividades em 1989, no interior de Minas Gerais, seu atual presidente e fundador, Ricardo Nunes, já sinalizava o caminho a ser percorrido pela rede: estratégia comercial com foco em preço para o consumidor e ganho de vendas em escala. Já naquela época, ele registrou em cartório – de forma pioneira – um compromisso assumido com os clientes: cobrir qualquer oferta anunciada da concorrência. A fórmula, ancorada na estrutura de negócios da empresa desde o início da operação, deu certo. A rede começou ganhando a clientela de concorrentes vizinhos; e hoje a disputa é de igual para igual com os maiores players do mercado.

A primeira expansão da Ricardo Eletro fora de Minas Gerais ocorreu em 2002, para o Espírito Santo, onde a empresa é reconhecida como a marca mais lembrada pelos consumidores. Líder de vendas em Minas Gerais, a rede também mantém fortes investimentos no Nordeste, atuando nos estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Mais recentemente, inaugurou sua primeira unidade em Pernambuco.

Um dos mais importantes passos da Ricardo Eletro foi a aquisição, em julho de 2007, da rede de lojas Mig. Com aporte do HSBC e financeira Losango, parceiros da empresa desde sua fundação, a rede adquiriu 86 novas lojas e entrou para os mercados de Goiás, Distrito Federal e interior de São Paulo.

Outra expansão se deu no Rio de Janeiro, em abril de 2008, com a inauguração de 13 lojas iniciais nos principais pontos da capital e cidades adjacentes. O Rio tem respondido positivamente aos investimentos e hoje é uma das praças mais estratégicas para o negócios da Ricardo Eletro.

Em 2009, a Ricardo Eletro passou a entregar no Estado de São Paulo produtos vendidos no seu site. Em pouco tempo, o mercado paulista se transformou em um fenômeno e atualmente responde por 20% dos produtos comercializados pela Ricardo Eletro.com no Brasil. A bandeira já era reconhecida como uma das grandes representantes do setor de eletroeletrônicos, e para consolidar seu nome no mercado nacional, junto de grandes concorrentes do varejo, começou uma grande parceria com o Programa Caldeirão do Huck da Rede Globo, onde reafirmou a filosofia da rede de levar o menor preço ao consumidor e permitir o acesso do brasileiro a produtos até então considerados exclusivos do mercado de luxo.

A bandeira se tornou referência no Brasil. Com forte crescimento, a rede deu origem em 2010 a Máquina de Vendas, holding formada spela união das varejistas Ricardo Eletro, Insinuante, City Lar, EletroShopping e Salfer. A Máquina de Vendas se tornou o primeiro grupo de varejo de móveis e eletroeletrônicos presente em todos os estados do país e do Distrito Federal, com mais de 1.100 lojas presentes em 442 cidades e cerca de 30.000 funcionários diretos.

 

 

 

By Flex Up